Tendências para elaborar um espaço corporativo

Tendências para elaborar um espaço corporativo

Um ambiente de um espaço corporativo não pode ser planejado de qualquer jeito, pois há a importância de serem funcionais.
E isso se dá quando estes espaços atendem às necessidades da empresa e seus funcionários, agregando design combinado à identidade da empresa.
O trabalho funciona como um segundo lar, logo, um ambiente que inspira bem-estar e motivação é essencial, reunindo desenvolvimento pessoal e profissional.
Pensando nisto, iremos elencar aqui as mais diversas tendências para se desenvolver um excelente espaço corporativo.

Melhores tendências de espaços corporativos

Ambientes abertos

Uma ótima tendência do espaço corporativo é apostar em ambientes amplos, bem espaçosos e integrados, como se os vários departamentos fossem a continuação dos demais, quebrando a ideia de ambientes nos quais cada um trabalha isoladamente.
Essa ideia de unificação dos ambientes causa também uma sensação de integração entre as pessoas, pois as pessoas olham mais umas para as outras e se comunicam melhor.

Mobília também faz parte da tendência

Será que as antigas divisórias entre os colaboradores estão com os dias contados? Cada vez mais tem-se apostado em mesas compartilhadas, tirando a ideia de ambiente segregado e sim, integrado.
Para agregar a esta proposta os móveis modulados são ótimas opções, podendo ainda dar uma personalidade ao ambiente, sendo retrôs, contemporâneas, elegantes, ultramodernas, enfim, a “cara” da empresa.
Os móveis devem ser ergonômicos podendo ser ajustados de maneira individual, adequando-se a cada pessoa, para maior conforto.
Os armários, podem ter portas de correr para deixar o espaço maior e as estantes podem ser modificadas conforme a necessidade, pois as prateleiras podem virar móveis.

Tipos de iluminação

Outra tendência bem inovadora são alguns ambientes projetados para que a iluminação solar possa entrar no ambiente quebrando a ideia de espaço artificial.
Uma boa justificativa para essa proposta é a seguinte: humanos estão programados para trabalhar de dia e um ambiente mais aberto com uma iluminação que pega a luz natural potencializa a qualidade da luz do ambiente.
A luz natural em ambientes de cores mais claras transmite leveza e tranquilidade a estes espaços, tornando-os bem agradáveis e sem a sensação de cansaço no final do expediente.

Espaços multifuncionais

São espaços que vão se adequando conforme as necessidades das atividades e momentos.
Por exemplo, uma sala de confraternização também pode ser rapidamente modificada em uma sala de palestras, de reuniões, e assim, sucessivamente.
Dessa forma a tendência destes tipos de ambientes tem se tornado melhor aproveitada, oferecendo criatividade e dinamismo para o lugar.

Cores do ambiente

Investir nas cores sempre será tendência no que se diz respeito aos espaços corporativos, pois as cores atuam no nosso cérebro trazendo aspectos tanto positivos quanto negativos.
Por exemplo, cores claras, neutras e em tons pastel dão uma maior sensação de conforto para quem tem de ficar muitas horas dentro do mesmo espaço, concentrado no trabalho e nos afazeres do dia a dia.
Cores como o azul traz uma serenidade ao ambiente e cores mais vibrantes elevam a autoestima de qualquer colaborador.
As tendências mais promissoras para este ano de 2018 foram: o cinza rosado e os tons suaves de verde e azul.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente não é moda, e sim, estilo de vida, cujas tendências impactam de maneira positiva o espaço aonde se vive.
Podemos citar aqui o uso das lâmpadas de LED e a adaptação de torneiras e descargas ecológicas.

Ambientes de lazer

Pense em um espaço corporativo excelente e ao mesmo tempo pense que esta proposta traz bem mais satisfação e valorização ao colaborador, como também produtividade no trabalho.
Existe uma tendência enorme para a elaboração de áreas de recreação e espaços de convivência nas empresas.

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário aqui. Boa leitura e até breve!

Deixe um comentário