Como montar um espaço café em seu escritório

Como montar um espaço café em seu escritório

Um ambiente de lazer que possibilita relaxar por alguns minutos dá uma força maior para as atividades que serão desenvolvidas posteriormente. Como se fosse uma pausa para recarregar as baterias mentais.
Por isso muitas empresas estão apostando em um espaço para ser o cantinho do café, no qual a decoração corporativa deve pensar em uma ambientalidade aconchegante, sem deixar de lado a identidade da empresa.

Decoração Corporativa

A pausa para o café é bem mais que apenas ir lanchar. É um momento de alívio mental para deixar de lado o estresse.
Um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts, afirma que a pausa para o cafezinho com os colegas de trabalho potencializa a produção é um reforço contra o estresse e dá uma maior satisfação de estar dentro da empresa.
E o café é um forte incentivador disso, afinal melhora a atenção, deixa-nos mais alerta e com disposição, acentuando inclusive a sensação de bem-estar.
Investir em espaços para o café é uma boa forma de melhorar a condição de trabalho dos funcionários, além de tornar as reuniões e a estadia dos clientes mais confortável.
Por isso separamos alguns pontos que devem ser pensados para a criação desse espaço no seu escritório.

Tamanho

Em escritórios o ideal para o ambiente onde será a pausa para o cafezinho deve ser amplo, afinal além de ser usado pelos funcionários ele pode ser como uma segunda sala de reuniões.
O espaço deve permitir no mínimo algumas mesas com cadeira, um pequeno balcão para a preparação de um lanche, freezer ou geladeira e lógico, a cafeteira que varia de tamanho de acordo com a quantidade de pessoas do ambiente.
Para empresas que possuem um número médio ou pequeno de funcionários, ambientes menores podem ser facilmente adicionados, dispensando até o uso de cadeira e substituindo por pufs.
O ideal é que o ambiente seja bem arejado e com iluminação natural, reforçando a sensação de antiestresse.

Tipos de móveis

Os móveis podem variar de acordo com a necessidade de espaço de cada empresa, mas pode optar por uma mesa grande com diversas cadeiras e um balcão de apoio.
A utilização de pufs pode ser adequada para dar maior comodidade, economia do espaço e tornar mais aconchegante.
Um balcão para despor de micro-ondas e outros itens como talheres, a cafeteira, armário ou espaço para as xícaras.
O espaço pode ser mais reservado com divisórias e portas de madeira, ou pode ser mais visível com compartimento de vidros.
As cores dos móveis devem estar alinhadas as cores dos outros ambientes, porém de modo que passem tranquilidade. Pode ser diminuído o tom das cores mais onipresentes.
Porta-cápsulas é um item indispensável, pode optar por comprar uma já personalizado com alguma coisa referente a sua empresa.

Decoração

A decoração desse ambiente é um fator muito importante. Você pode dispor entre os espaços pequenas plantas suculentas, e próximo a janelas alguns jarros.
As cores devem ser baseadas nas cores da empresa reforçando a sua identidade visual, uma dica pode ser a amenização dos tons, assim mostrará que o ambiente é de maior tranquilidade.
Os móveis devem beirar entre o moderno e o sério. Quadros com mensagem de tranquilidade e motivacionais podem ser adicionadas, assim como portas xícaras personalizados e criativos e porta-cápsulas.
Assim o espaço não perderá a sua decoração corporativa ou originalidade além de poder contar com um ambiente aconchegante.

Iluminação

Para a iluminação do ambiente é ideal que seja a luminosidade natural, reforçando a calma, e o bem-estar. Porém caso não seja possível a iluminação semi-indireta pode ser uma boa.
Pode optar por lâmpadas de cores mais amareladas ou um branco leitoso.

Decoração corporativa para o ambiente do café

Mais que um ato de simples pausa, o momento do café é uma terapia para a saúde mental e até mesmo física.
E o café como uma bebida muito apreciada por nós brasileiros esse momento se torna ainda mais especial e esperado.
Avalie o seu espaço, seu orçamento e a decoração corporativa para aproveitar ao máximo os benefícios de um local bem elaborado para a pausa do café.

Deixe um comentário