Como criar ambientes corporativos versáteis, práticos, agradáveis e bonitos

Como criar ambientes corporativos versáteis, práticos, agradáveis e bonitos

A criação e o planejamento de um ambiente interno têm uma importância muito grande para espaços corporativos, porque cada detalhe aumenta a qualidade do trabalho, melhora a estadia dos funcionários e a apresentação para os clientes.
Ter um escritório funcional é mesclar a praticidade que será necessário na rotina e versatilidade, sabendo dar bom proveito ao ambiente como um todo, adicionando beleza, assim conquistando até mesmo quem está só de passagem.
Pensando em te ajudar nessas aplicações criamos essa matéria.

Confira o artigo até o final!

Escritório Funcional

 O que vem se tornando tendência em espaços corporativos é a reformulação dos ambientes tornando-os muito mais compartilhados, utilizando locais largos e bem arejados. Onde todos usam o mesmo espaço.
O conforto e a sensação de bem-estar devem fazer parte de um escritório funcional. Afinal os funcionários passam a maior parte do seu dia nele.
Para a montagem de um escritório funcional certos aspectos devem ser observados, dentre eles o conforto, o espaço, a beleza (que se encaixe com a identidade da sua marca) e a ergonomia.
A ergonomia se relaciona nas interações entre o homem e a máquina. Então quando esse ambiente permite essa interação favorecendo a produtividade direta e indiretamente é chamado de ergonômico.

Móveis

A escolha de móveis que possuam essa ergonomia é feita a partir da análise de sua funcionalidade, conforto e encaixe dentro do ambiente de trabalho.
Por exemplo na escolha de cadeiras é necessário se atentar se ela permite conforto, tem um apoio para a coluna e braços funcional e resistência. Podendo ter como adicionais rodas melhorando a movimentação, ajuste de altura, encosto reclinável.
Esse conjunto de características são de uma cadeira ergonômica, pois facilita a execução de tarefas permitindo que aconteçam mais rápido e com poucos desvios e geram conforto para o usuário.
Outro fator chave para a criação de escritório funcional é a boa distribuição de espaço. Para isso cada móvel, mesa, cadeira, prateleira será escolhido com base no espaço que você dispõe. Potencializando o tamanho do espaço sem deixar de lado a beleza ou até mesmo a identidade da sua empresa.
As mesas e estações devem ser pensadas de modo que evitem dores, sejam arejadas e iluminadas, provendo o espaço necessário para a execução das atividades diárias.
A fim de evitar dores de cabeça, na coluna, pescoço e braços (que são os membros mais afetados para quem trabalha grandes cargas horárias em escritórios). Melhorando assim o rendimento de cada funcionário.
Como falamos, a atenção ao quesito espaço, privilegiando a passagem de pessoas, é a melhor forma de criar um ambiente proveitoso no qual cada um terá espaço suficiente para as suas obrigações, gozando de qualidade, conforto e satisfação.
Hoje é muito comum encontrarmos empresas que aboliram as estações de trabalho e utilizam um espaço compartilhado em cima de uma mesa extensa. Essa configuração de ambiente de trabalho traz maior afinidade entre os membros da equipe incluindo o chefe.
Além de proporcionar uma economia no momento da construção e visa a valorização dos espaços demais para a melhor circulação de pessoas. Contendo apenas salas de reuniões, que seguem o mesmo modelo.
Essa simplicidade é ergonômica e pode ser adequada a qualquer estilo de escritório funcional e a cada marca.
Outro modelo é o escritório plano. Nele não é utilizado divisórias sendo aberto e permitindo que haja uma maior interação entre funcionários, além de oferecer bastante espaço para a circulação e na execução de alguma atividade.

Montagem de um escritório funcional

A criação de um escritório funcional deve ser feita em cima da palavra ergonomia. Assim os espaços serão melhores aproveitados, a identidade visual da sua marca será bem desenvolvida e estará aliada com a saúde física e mental dos seus funcionários.
E nesse último ponto está diretamente ligado a uma produção e qualidade do trabalho elaborado. Mostrando assim, a importância de elaborar criteriosamente o seu ambiente de trabalho visando a criação de um escritório funcional.

Deixe um comentário