A importância de criar um espaço de descompressão na sua empresa

A importância de criar um espaço de descompressão na sua empresa

Atualmente as empresas têm investido bastante em espaços internos denominados de salas de descompressão e utilizam o design corporativa para ajudar na criação de tais ambientes.
Como o próprio nome já sugere descomprimir algo é retirar a pressão deste algo, tornando-o mais leve e menos pressionado.
E é assim que funciona de fato um espaço de descompressão, com itens que juntos equilibram o ambiente trazendo relaxamento e serenidade.
Este objetivo é fundamental para uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho. Acompanhe-nos e veja como estes lugares funcionam e são muito favoráveis aos profissionais.

Salas de descompressão

Sabe aquele momento de calma, com uma pausa bem amena e tranquila no ambiente de trabalho? Pois é isso mesmo. Todo mundo precisa, não é verdade?
E a proposta é realmente esta. O espaço de descompressão torna este ambiente interessante para que o funcionário possa ter algum tempo para reorganizar as energias e a mente, quebrando a rotina e retomando o foco para voltar às atividades com mais foco e produtividade.

Mobília do local

Poltronas, almofadas, sofás, televisões, alguns jogos, estante com livros, móveis planejados para jogos de tabuleiro, enfim móveis funcionais são ideias excelentes.
Mesas e cadeiras também causam uma ideia de reunião, ou seja, integração entre os funcionários neste momento divertido e calmo.

Observe a identidade da empresa

Qual tipo de projeto será mais adequado para a cultura organizacional daquela empresa em questão?
Este é um ponto relevante a ser questionado e desenvolvido pelo planejamento do designf corporativa, bem como em qual local da empresa este ambiente será inserido.
Um exemplo a se pensar para tomar esta decisão é o seguinte: o espaço de descompressão pode ser planejado em um ambiente mais isolado ou dando uma continuidade dos demais ambientes.
Nestes casos será levado em consideração o espaço que a empresa possui para tal fim.

Cores do ambiente

Ah! Estas são peças fundamentais que equilibram e harmonizam o ambiente. As cores mais aconselhadas são os tons quentes e vibrantes, bem ousadas, rompendo a ideia de escritório de trabalho.
Móveis com cores vivas são interessantes, bem como molduras, quadros e objetos que quebrem qualquer sensação de monotonia. Decorações e papéis de parede são essencialmente interessantes.

Benefícios da sala de descompressão

As maiores vantagens de um projeto corporativo que tenha um espaço de descompressão são os seguintes:

  • Colaborar para o relaxamento dos funcionários, com pausas bem interessantes para o funcionário.
  • Fazer com que os funcionários tenham maior contato uns com os outros. promovendo uma interatividade comunicacional e melhor integração entre as equipes.
  • Troca de ideias em um ambiente descontraído, estimulando papos e conversas pessoais e não só virtuais.
  • Reduzir os níveis de estresses cotidianos, valorizando o funcionário e criando uma interação empresa-profissionais.
  • Prevenir doenças ocupacionais, proporcionando maior qualidade trabalhista.
  • Ajudar a aumentar a produtividade do trabalho, pois as pessoas tendem a render bem mais.
  • Melhorar a saúde mental e física dos funcionários, diminuindo a quantidade de absenteísmos e afastamentos temporários.

Depois de estar a par de todos estes benefícios, não há mais motivo para uma empresa não investir nestes espaços tão prazerosos e funcionais.
Deve-se entender a projeção deste espaço de descompressão como um investimento e não como um gasto a mais a se fazer.
Conforto e bem-estar devem estar presentes nestes ambientes aconchegantes, favorecendo o que de melhor as salas de compreensão têm a fazer pelos funcionários e empresa em geral.

Gostou das dicas aqui elencadas? Apresente-nos sugestões para temas futuros e deixe seus comentários aqui. Se puder, compartilhe este texto! Boa leitura e até breve no próximo artigo com muitos assuntos interessantes para você!

Deixe um comentário